Invictus

Já que estamos em clima de Copa do Mundo, vamos iniciar as indicações da semana com um filme que trata sobre Copa do Mundo na África. Aí você me pergunta “Como assim? se essa é a primeira vez que um país africano sedia a Copa?”. A copa retratada no filme foi de rugby, um esporte nada popular entre os brasucas.

Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.

A vida de Mandela é colocada superficialmente em Invictus, mas o objetivo do filme não é esse, e sim mostrar como o esporte pode unir diferenças. É destaque, a partir do pensamento do capitão do time de rugby, a postura de Mandela em relação aos seus carrascos. Mandela saiu da prisão pronto para perdoar a todos que lhe fizeram algum mal, e isso é um fator de bastante admiração por parte do capitão François.

O nome do filme vem do poema escrito em 1875 por William Ernest Henley, o poema britânico “Invictuous” : “Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. Esse poema tornou-se o companheiro mais constante de Mandela quando estava aprisionado em Robben Island, ele lia e relia o texto de Henley para manter a esperança e a sanidade.

Vale lembrar que o filme foi inspirado no livro “Conquistando o Inimigo – Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul” do jornalista John Carlin.  O livro narra a história da campanha política que Nelson Mandela empreendeu, ao longo de 10 anos, para livrar a África do Sul do ‘apartheid’. Mandela entendia que a única maneira de libertar seu povo era fazer com que os próprios brancos abolissem o sistema de segregação racial. Para isso, seria preciso conquistá-los. Ainda na prisão, estudou a língua e a história dos africâneres e aprendeu tudo o que pôde sobre rúgbi, o esporte favorito dos sul-africanos brancos. Ele sabia que seus inimigos, como todos os seres humanos, queriam ser tratados com respeito, e foi assim, falando a seus corações, que dobrou todos eles, desde seus carcereiros até o presidente do país. (Resenha do livro – Livraria Cultura).

Ficha técnica:

Título original: Invictus

Gênero: Drama

Duração: 134 minutos

Ano de lançamento:2009

Site oficial: Invictus

Direção: Clint Eastwood

Esse post foi publicado em Esportes, Fatos reais, Livro e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário